Obra do escritor italiano Italo Calvino inspira exposição fotográfica
Exposição ‘Cidades (In)visíveis: uma (re)leitura de Calvino’, dos artistas Alfredo Tibúrcio, Marcos Moreira e Paola Campos, com curadoria de Lilian Barbon.
O trabalho fotográfico dos artistas Alfredo Tibúrcio, Marcos Moreira e Paola Campos, realizado ao longo do ano de 2022, foi inspirado no livro ‘As cidades invisíveis’, considerado a obra-prima do italiano Italo Calvino, publicado em 1972.
Como metáforas da existência humana, nesse exemplar, as diversas cidades do vasto Império Mongol são descritas ao imperador Kublai Khan pelo famoso explorador Marco Polo. A cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar um símbolo complexo e inesgotável da experiência humana.
Na exposição ‘Cidades (In)visíveis: uma (re)leitura de Calvino’ o espectador é convidado a um olhar reflexivo à humanidade, através de percursos por entre diferentes tempos que se mesclam em uma teia de histórias fabulosas sobre cidades únicas e plurais, impermanentes e extraordinárias.
Os artistas
Alfredo Tibúrcio Nunes Pires, natural de Florianópolis, é químico e professor do magistério superior na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente dedica-se à fotografia, direcionado ao estudo da fotografia híbrida, com o cruzamento de diferentes linguagens e técnicas.
Marcos Moreira, natural de Belo Horizonte, é biólogo com formação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do vestibular da UNIFENAS BH. Desde 2019 dedica-se ao estudo da fotografia, buscando desenvolver conhecimentos na área das artes.
Paola Campos, natural de Belo Horizonte, é Arquiteta e Urbanista com formação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora no Centro Universitário Unihorizontes e na PUC Minas, e associada ao escritório Diadorim Arquitetura, Urbanismo e Arte. Desde 2018 se dedica ao estudo da fotografia, buscando desenvolver um olhar cuidadoso aos repertórios artísticos e às potencialidades estéticas e culturais de criação e conexões híbridas.
A curadora
Lilian Barbon é artista visual, fotógrafa, arte-educadora e curadora. Dedica-se a pesquisa e produção na área das artes visuais com foco na fotografia expandida, com temas relacionadas ao corpo, identidade e autorrepresentação. Busca a ressignificação da imagem fotográfica através do cruzamento de linguagens e técnicas artísticas, criando construções e hibridismos. É mestre e bacharel em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e especialista em fotografia pela Universidade Estadual de Londrina. Desde 2002 realiza pesquisas na área da fotografia artística, participando de exposições e festivais de arte dentro e fora do país. Possui diversas premiações na área e atua como instrutora de cursos e workshops de fotografia e artes visuais.
Exposição ‘Cidades (In)visíveis: uma (re)leitura de Calvino’
Alfredo Tibúrcio, Marcos Moreira e Paola Campos
Curadoria: Lilian Barbon
Visitação: até o dia 17/12/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Celso Renato de Lima – Centro Cultural UFMG
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita